A Construção do Pensamento Crítico em Relação ao Ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

o que nos Revelam os Documentos Oficiais

  • Valdinéia Prates Ribeiro Lopes
  • Maria Delourdes Maciel

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um recorte da pesquisa de mestrado que se encontra em andamento com o seguinte
título provisório: O Ensino de Gráficos e Tabelas nas Atividades do
EMAI: a construção do Pensamento Crítico dos Estudantes dos Anos
Iniciais sobre o Ensino da Estatística. Esse recorte refere-se à abordagem do tema nos PCN e na BNCC.
A escolha do tema da pesquisa foi decorrente das práticas em sala
de aula – desde 2014, a autora da pesquisa atua como professora do
Ensino Fundamental I, especialmente com alunos dos anos iniciais,
na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP –, bem como da necessidade
de responder às indagações a respeito do ensino da Matemática e,
com isso, possibilitar o ensino dessa disciplina de uma forma realmente significativa, uma vez que todos os estudantes têm o direito de
aprender Matemática de maneira que ela atenda às necessidades
individuais, sociais e culturais.
A partir desses pressupostos, foi possível construir uma ideia sobre
a pesquisa a ser desenvolvida na unidade temática Estatística, em
especial sobre o ensino de gráficos e tabelas.
Com isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as Atividades
de Estatística na perspectiva da abordagem CTS, em especial as que
envolvem gráficos e tabelas, propostas no Material Curricular EMAI
(Educação Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental), em
específico os cadernos dos anos iniciais, que compreende o Ciclo de
Alfabetização (1º, 2º e 3º ano), onde é utilizado no Município de Ferraz
de Vasconcelos, bem como na Rede Estadual de São Paulo.

Publicado
2021-07-01
Como Citar
LOPES, Valdinéia Prates Ribeiro; MACIEL, Maria Delourdes. A Construção do Pensamento Crítico em Relação ao Ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 169 - 178, jul. 2021. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://repositorio.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/176>. Acesso em: 02 dez. 2021. doi: https://doi.org/10.26843/rpv112021p169 - 178.