Ressignificando o Ensino Superior Durante a Pandemia e o Isolamento Social

Estratégias Pedagógicas na Graduação em Medicina Veterinária

  • Milena Rodrigues Soares
  • Thais Cruz Alves Santos
  • Fabiola Eloisa Setim
  • Ana Paula Miranda Mundim Pombo
  • Marcio Augusto Ferreira
  • Thais Fernanda Machado Camargo
  • Simone Rodrigues Ambrosio

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19, Universidades tiveram de readaptar estratégias de aprendizado para a promoção do engajamento estudantil e o aprendizado aprofundado. Um grupo de
professores interdisciplinares da Universidade São Judas Tadeu,
São Paulo/Brasil, do Curso de Medicina Veterinária, promoveu um
total de 17 eventos – 5 workshops, 6 debates no formato de fóruns e
6 visitas técnicas virtuais a diferentes Instituições durante o período
de quarentena da COVID-19 no Brasil. Um total de 1.749 estudantes
participaram dos workshops e debates e 618 pessoas participaram
dos encontros virtuais e visitas técnicas. A somatória total foi de
2.367 participantes no Projeto. Os estudantes receberam, ao final de
cada evento, um questionário eletrônico para levantamento de sua
percepção, relevância da temática para a sua carreira, adaptabilidade e habilidade de participar ativamente nos eventos em formato
virtual. A percepção apontada pelos estudantes mostrou elevado
índice de satisfação. Cerca de 86% dos estudantes consideraram
o evento excelente e a temática relevante. Mais de 89% dos alunos
reportaram que os eventos e os temas foram importantes para o
desenvolvimento de carreira e 97% dos entrevistados reportaram
que os conhecimentos adquiridos serão de grande importância em
suas práticas profissionais. Cerca de 92% reportaram facilidade
de participar ativamente dos eventos por meio de questionamentos
aos palestrantes e, sendo assim, selecionaram as notas máximas
no questionário de percepção, notas 4 ou 5. Os resultados evidenciaram que a utilização de ferramentas digitais diferenciadas, com
abordagens teórico-práticas na Área de Medicina Veterinária, em
um cenário de crise, foi amplamente benéfica para o aprendizado.
A combinação de ações, mesmo durante o período de quarentena
no Brasil, desenvolveu, entre estudantes, professores e profissionais,
comunicação técnica e competências na Área. Os eventos oferecidos
ao longo desse Projeto reforçaram, também, a conexão e o comportamento inseparável da saúde humana, do animal e do meio ambiente.

Publicado
2021-07-01
Como Citar
SOARES, Milena Rodrigues et al. Ressignificando o Ensino Superior Durante a Pandemia e o Isolamento Social. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 37 - 47, jul. 2021. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://repositorio.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/161>. Acesso em: 02 dez. 2021.