Metacognição

Uma Perspectiva para Potencializar a Aprendizagem Centrada no Estudante

  • Juliana Lopes de Almeida Souza

Resumo

O artigo visa propor uma heurística com base na Teoria da Metacognição, em perspectiva de quatro aspectos de aprendizagem
centrada no estudante: conhecimento metacognitivo, experiências
metacognitivas, objetivos e estratégias. A proposta identificou que
tanto o conhecimento metacognitivo quanto as experiências metacognitivas são centrais para alcançar um objetivo. Ao elaborar um
objetivo, é preciso construir estratégias para evidenciar a autorregulação do estudante durante uma atividade. Nesta pesquisa, exemplificamos, a atividade de resolução de um problema. Os resultados
revelam o desafio da compreensão por parte do estudante de sua
metacognição. Diante da dificuldade encontrada, o presente estudo
propõe uma heurística para ajudar professores no processo de potencializar a metacognição, gerando engajamento na aprendizagem
centrada no estudante.

Publicado
2021-07-01
Como Citar
SOUZA, Juliana Lopes de Almeida. Metacognição. REVISTA PLURI, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 27 - 36, jul. 2021. ISSN 2596-1098. Disponível em: <http://repositorio.cruzeirodosulvirtual.com.br/index.php/pluri/article/view/160>. Acesso em: 02 dez. 2021.